[Crítica] Westworld: 2×03 – Virtù e Fortuna
Eu não era a única que estava ansiosa por Shogun World, né? Finalmente tivemos um vislumbre do parque nos últimos segundos do episódio “Virtù e Fortuna”, o terceiro da segunda temporada de Westworld. E no início do episódio, também conhecemos um pouco de outro parque, o Raj, que simula a Índia Colonial.
Vamos começar falando sobre o Raj, o Parque 6. O parque simula a Índia quando estava sob domínio britânico no início do século 20. Ele permite que os visitantes brinquem com suas fantasias de jogar pela selva enquanto os anfitriões lhe servem chá e os deixam andar em elefantes. Nesta temporada, descobrimos que há seis parques. Já sabemos como são três, enquanto os outros três ainda não são conhecemos. Talvez – provavelmente – não vamos conhecer todos os seis parques nessa temporada.
+ Leia mais: Westworld é renovada para terceira temporada +
No início de “Virtù e Fortuna”, durante o cold open no Raj, descobrimos que a rebelião dos robôs também está acontecendo lá. Também conhecemos Grace, que parece saber mais e ser mais importante do que parece. Quais são as informações que ela tem em seu caderno? Deve ser algo útil e importante para o futuro da série. Grace também parece conhecer bem os detalhes do parque, já que corre certeiramente para fora dos limites do Raj.

Também descobrimos que Bernard e Charlotte conseguiram encontrar Peter Abernathy, que foi capturado por Rebus. Bernard consegue pegar Rebus, mexer em sua programação e transformá-lo no atirador “mais virtuoso e mais rápido” do oeste. Mas Bernard e Abernathy acabam sendo capturados pelos Confederados; Charlotte consegue fugir. Isso possibilita o emotivo reencontro de Dolores com seu pai, assim como o reencontro de Dolores com Bernard; ela encarrega Bernard de consertar o cérebro de seu pai.
Esses dois encontros mostram bem as “duas” Dolores. A doce Dolores no reencontro com seu pai e Wyatt nos demais momentos. Dolores está cada mais mais sanguinária. E ela vê Teddy desobedecer sua ordem e deixar que alguns dos homens dos Confederados fujam. Dolores vê tudo com cara de decepção… Qual será a consequência disso para Teddy?

Maeve, Hector e Lee Sizemore continuam em sua busca e encontram a Ghost Nation no caminho. Diferente dos demais anfitriões, a Ghost Nation não obedece Maeve. Na fuga, os três acabam dentro de uma estação da Delos e encontram Armistice. Continuando a caminhada, o grupo vê o clima mudar, neves caindo e parecem ter passado do limite do parque e chegado a Shogun World.
Uma cena legal do episódio é quando Sizemore se revolta ao ver Hector e Maeve agindo diferente do que ele escreveu. Sizemore descobre que o casal têm feito sexo e parecem nutrir sentimento um pelo outro. Sizemore pontua que as duas coisas vão contra a programação deles e que Hector deve amar “Isabella”. Hector afirma que não ama mais “Isabella”, a quem ele foi programado a amar, e descreve seu relacionamento com Maeve usando as mesmas falas que usava para descrever seu antigo amor. Isso faz Lee afirmar que Hector não deve ser tão independente quanto imagina ser.
Isso vai de encontro ao que El Lazo falou para William no segundo episódio: quando uma pessoa é condicionada a exibir um comportamento desde o seu nascimento, eles continuam mostrando esse comportamento após crescerem, mesmo quando já são fortes o suficiente para fazerem suas escolhas próprias. O livre arbítrio é algo que pode ser aprendido? Ou é uma ilusão e todos estão para sempre condenados a andar pelos caminhos traçados por Ford, mesmo com algumas mudanças em relação a antes? Também foi ótimo descobrir que o enredo de Hector foi alimentado por uma desilusão amorosa antiga de Sizemore. Isabella foi alguém que Sizemore amou em sua vida e Hector seria alguém que Sizemore deseja ser.

Acho que foi geral: a Grace fez todo mundo lembrar a Theresa, seja pela aparência ou por alguns trejeitos. Será que Grace é filha de Theresa? Será um clone?

Leia também:
[Crítica] Westworld: 2×01 – Journey Into Night
[Crítica] Westworld: 2×02 – Reunion
[Crítica] Westworld: 2×04 – The Riddle of the Sphinx
