Game of Thrones: entenda a grande revelação de Melisandre




O primeiro episódio da sexta temporada de Game of Thrones, “The Red Woman”, acabou com uma cena que chocou muita gente: Melisandre (Carice Van Houten) revelou que esconde um grande segredo desde que apareceu na série. Como revelado na última cena do episódio, Melisandre vem mantendo sua aparência magicamente disfarçada esse tempo todo. Seu verdadeiro rosto não é o de 39 anos da atriz Carice van Houten – ela é muito mais velha que isso.
Essa é uma revelação que nos faz imediatamente pensar no passado, como Melisandre seduzindo Stannis Baratheon (Stephen Dillane) na segunda temporada e tentando seduzir Jon Snow (Kit Harington) na quinta temporada. Esse também é mais um exemplo de como a magia tem um papel importante na série que se move em direção a sua conclusão. (A série deve ter só mais duas temporadas após a sexta, de acordo com os criadores David Benioff e DB Weiss)
A grande pergunta é se a magia de Melisandre é poderosa o suficiente para fazer reviver o falecido Jon Snow. É isso que nós esperamos, não é? Mas já que não conseguimos resposta para isso no primeiro episódio, pelo menos o corpo de Jon Snow está lá intacto e em plena condição de receber alguma reanimação mágica.

Mas a grande revelação pode não pegar alguns fãs de surpresa, já que foi tudo meio que configurado nos livros de George RR Martin e Carice já falou que sua personagem tinha mais de 100 anos em entrevista dada em 2012.

Como Melisandre muda a sua aparência?

Bom, resumindo, ela é uma bruxa com poderes mágicos! hahaha Mas, mais especificamente, nos livros a gente tem mais detalhes sobre esse tipo de magia, que é chamada de “glamor”. No livro mais recente, A Dança dos Dragões, Melisandre fala para Jon Snow que o Senhor da Luz a deu o poder de criar ilusões:

“Chame-lhe o que quiser. Glamor, aparência, ilusão. R’hllor é o Senhor da Luz, Jon Snow, e isso é dado aos seus servos para tecer com ele”

Mais tarde no livro, Arya Stark (Maisie Williams) recebe uma breve explicação sobre a magia glamor também, do seu mentor dos Homens Sem Rosto:

“Mummers mudam suas faces com artifício e feiticeiros usam glamors, tecendo luz e sombra e desejo para criar ilusões que enganam os olhos”.

Melisandre usa esses poderes no livro. Ela revela a Jon que tinha “falsificado” a execução do selvagem Mance Rayder (Ciarán Hinds), substituindo outro selvagem em seu lugar e “glamoring” sua aparência para que ele se parecesse com Mance. (Esse enredo foi omitido pela série da HBO)

Além disso, ela revela que certos objetos com uma forte ligação com uma pessoa pode ser usado para reforçar a ilusão. No caso de Mance, ele estava usando a “armadura óssea” do Senhor dos Ossos para se parecer mais com ele.

“Os ossos ajudaram”, disse Melisandre. “Os ossos se lembram. Os glamors mais fortes são construídos de tais coisas. Botas de um homem morto, uma mecha de cabelos, um saco de ossos dos dedos. Com palavras sussurradas e oração, a sombra de um homem pode ser tirada diante de tal e drapeado sobre outro como uma capa. A essência não muda, só a sua aparência”

E como vimos, no caso de Melisandre o objeto mágico que a ajuda a tecer sua ilusão é o colar de rubi que ela está geralmente usando.

E nós também ficamos sabendo que a magia glamor não é fácil para ela – é necessário esforço sério. “Eles nunca precisarão saber o quão difícil tem sido, ou o quanto custou para ela”, pensa.

Quão velha é Melisandre?

Assim que a magia glamor foi introduzida em A Dança dos Dragões, os fãs do livro começaram a especular que ela estava disfarçando sua própria aparência. E houve grande indício de que ela era mais velha do que parecia em um capítulo contado com o ponto de vista de Melisandre, no qual ela pensa que “tinha praticado sua arte por anos, além da contagem”.
No ano seguinte, Melisandre foi introduzida na série da HBO – e a atriz Carice van Houten parece ter sido informada sobre a idade avançada de Melisandre desde o início, provavelmente para ajudar em sua interpretação.
Sabemos disso porque a atriz deu uma dica sobre o seu segredo em uma entrevista em 2012. “Eu não sei quantos anos ela tem, mas ela tem mais de 100 anos”, falou casualmente.
Pouco tempo depois, um ator com um pequeno papel no início da segunda temporada – ele tentou envenenar Melisandre, mas o veneno não teve efeito – revelou que Carice van Houten o contou que ela tinha “400 anos de idade”.
“Entre os takes, eu disse para ela, ‘Não estou totalmente por dentro disso. Por que você não morre?’ E ela respondeu, ‘Eu tenho 400 anos de idade’. E eu pensei, oh, bom, justo, essa é uma lição aprendida. Se você está tentando envenenar alguém, verifique primeiro se eles não têm 400 anos de idade” (Assista ao vídeo da entrevista completa abaixo)

 

Para completar, o criador David Benioff revelou no “Inside the Episode” dessa semana que, de acordo com uma conversa inicial com George RR Martin, Melisandre tem “vários séculos de idade”.
E sobre a possibilidade de sua magia conseguir ressuscitar Jon Snow… vamos ter que esperar, no mínimo, até domingo que vem.