Game of Thrones: o que é a profecia que Cersei Lannister mencionou?




No primeiro episódio da sexta temporada de Game of Thrones, Cersei Lannister (Lena Headey) revela a Jaime Lannister (Nicolaj Coster-Waldau) que recebeu uma profecia sobre seus filhos morrendo. E ela insistiu que tudo da profecia estava se tornando realidade. O que foi essa profecia? Se você não lembra, o primeiro episódio da quinta temporada começou com Cersei bem jovem e sua amiga visitando uma bruxa que leria o destino delas. A versão disso nos livros é bem mais longa e um pouco diferente. Os leitores costumam chamar isso de “A Profecia Valonqar”. Vamos falar um pouco sobre ela abaixo.
Mas antes… não precisa nem dizer que abaixo você verá spoilers sobre os livros, que podem se tornar também spoilers sobre a série, caso as teorias sejam confirmadas. Quer saber mesmo assim? Então continue lendo! Mas você foi avisado. =P
De acordo com a série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, quando Cersei era uma garota, ela e sua amiga Melara Hetherspoon decidiram pagar uma visita à cartomante local, Maggy, a Rã. Na verdade também havia uma terceira amiga que amarelou no último segundo, e vamos deixar ela de lado nesse post.

Maggy, a Rã, é uma velha que vive numa tenda. Ela diz para a jovem Cersei deixá-la três vezes. Mas quando Cersei, sempre mimada, ameaça chicotear a velha, Maggy relutantemente concorda em lhe conta o seu destino. Na série, Maggy é bem mais jovem e Cersei ameaça arrancar os seus olhos.

Maggy faz Cersei cortar seu dedo para que possa provar o seu sangue. Após sentir o sabor, Maggy diz que Cersei está autorizada a fazer três perguntas. Cersei, que espera se casar com o príncipe Rhaegar, pergunta: “Quando vou casar com o príncipe?” (Na série, Cersei contou que já estava prometida ao príncipe Rhaegar)
“Nunca”, responde Maggy. “Você vai casar com o rei”.
Essa declaração parece ter previsto com precisão a derrubada dos Targaryen, anos antes da rebelião de Robert.
“Mas eu vou ser a rainha?” pergunta Cersei no livro.

“Sim”, responde Maggy. “Rainha sereis… até que venha uma outra, mais jovem e mais bonita, para derrubar você e roubar tudo aquilo que lhe for querido”.

Isso já foi cumprido com Margaery Tyrell (Natalie Dormer)? Ela é mais jovem, dá para argumentar que é mais bonita, e ela tirou o poder de Cersei quando se casou com Tommen (Dean-Charles Chapman). Isso explicaria um pouco o motivo de Cersei odiá-la tanto.

Mas também há fãs que acham que essa profecia ainda não aconteceu. Alguns pensam até que isso poderia ser uma referência a Brienne (Gwendoline Christie), que é menos atraente do que Cersei nos livros. Um tipo de piada dentro da profecia. O que você acha?

No livro, a jovem Cersei, ainda firma em seu futuro na “Casa Branca” de Westeros, faz a terceira e última pergunta: “Eu e o rei teremos filhos?”

“Oh, sim”, responde Maggy. “Dezesseis para ele, e três para você”.

Na série, Maggy disse que o rei teria 20 crianças, em vez de 16. E também disse que os três filhos de Cersei morreriam. Dois já morreram. Então, Tommen…?

Robert é conhecido por ter sido pai de muitos filhos bastardos, mas eles nunca foram “contados”. Talvez ele tenha 16 (ou 20) mesmo. Os leitores também não sabem. Maggy também prevê corretamente que seus filhos não serão deles juntos, e sim separados. Correto de novo, já que nenhuma das crianças de Cersei são de Robert.

E Maggy continuou:

“De ouro será a sua coroa e de ouro sua mortalha. E quando E quando suas lágrimas a afogar, o valonqar enrolará as mãos em sua pálida garganta branca e a estrangulará até roubar sua vida”

Essa parte toda foi deixada de fora da série. E também é por causa dela que os leitores chamam de “profecia valonqar”. E ela é fonte de muitas teorias.

O que “valonqar” significa? É uma palavra valiriano que significa “irmão mais novo”. Quem seria esse irmão mais novo? Parece que Cersei acredita que se trata de Tyrion (Peter Dinklage), seu irmão mais novo. Mas apesar de serem gêmeos, Jaime também é tecnicamente seu irmão mais novo.

Mas vale notar que Maggy fala O valonqar, não SEU valonqar. Então poderia ser o irmão mais novo de qualquer pessoa, teoricamente. E isso é fundamental para a teoria Cleganebowl, que supõe que Cersei irá pedir um julgamento por combate e escolherá o Montanha (ou Gregor Clegane ou Sir Robert Forte) como seu campeão, enquanto a Fé Militante escolherá o irmão mais novo de Gregor como seu adversário. Quem é o seu irmão mais novo? Sandor Clegane, o Cão de Caça – o personagem que Arya deixou lá morrendo, lembra? No livro, nós nunca o vimos morrer, e o livro parece sugerir que ele não está realmente morto.

Será que teremos mais um personagem “morto” voltando para a história? E a profecia se cumprirá? Estamos prestes a ver o fim de Cersei (e Tommen)?