‘The Dance of Dragons’ de Game of Thrones: Dragão e fogo




O texto abaixo fala sobre os acontecimento do nono e penúltimo episódio da quinta temporada de Game of Thrones, ‘The Dance of Dragons’. Então se você ainda não o assistiu ou não quer saber o que acontece nele, pare de ler esse texto agora!

Quem assiste Game of Thrones certamente já está acostumado com mortes, muitas mortes. Mas essa pode entrar para o ranking das mais sombrias até hoje. O último episódio mostrou uma morte perturbadora e de revirar o estômago.

No episódio, Stannis Baratheon fez um ato para que sua tropa não congelasse na neve: sacrificou sua filha Shireen como um último esforço para mudar seu destino. Após sugestão e insistência de Melisandre, Stannis colocou a jovem para ser queimada viva. Shireen caminha para a sua morte ainda sem saber o que está para acontecer, até que compreende… e começa a grita em vão por ajuda, pedindo que seu pai e sua mãe não deixem Melisandre fazer isso. A sua mãe mudou de ideia sobre esse ato, mas tarde de mais. E a chocante cena de Shireen gritando enquanto é queimada viva certamente deixou muitos fãs tristes, ainda mais depois do episódio do início da temporada em que Stannis tranquilizou a filha sobre seu amor por ela.

Isso pode não ter acontecido nos livros, mas parece que em breve as coisas irão mudar… no vídeo “Inside the Episode” transmitido pela HBO, os criadores D.B. Weiss e David Benioff falaram que ficaram “chocados” ao descobrirem essa informação através do autor George R.R. Martin, o que significa que a queima de Shireen Baratheon é algo que os leitores irão ler em ‘The Winds of Winter’.
Até agora, as classificações de poder da temporada pareciam se inclinar a favor da experiência em vez de potencial. Stannis Baratheon, bem equipado e mostrando sinais de um forte núcleo surgiu no Norte. Já em Meereen, Daenerys Targaryen era alguém indecisa, lutando para controlar as terras e seus dragões. Stannis, parecia, estava pronto para liderar e conquistar. Dany não.
Alguém ainda está torcendo por Stannis?

Stannis Baratheon vs. Boltons

Os Boltons debilitaram as forças de Stannis e o colocaram numa posição em que ele sentiu que devia matar sua própria filha. Se Stannis chega a Winterfell ou não, o que importa é que ele está arrasado (provavelmente?).

Jon Snow vs. Patrulha da Noite

Um Jon cansado aparece na Muralha com vários selvagens para grande desgosto de Ser Alliser, que comanda que o portão seja aberto de qualquer maneira. Jon, recebido pelos homens da Patrulha da Noite desconfiados e irritados, se sente fracasso. Sam tenta consolá-lo, e Jon olha para Olly procurando reafirmação, mas Olly mostra seu desgosto. “Você tem um bom coração, Jon Snow, mas ele vai fazer todos nós morrermos”, observou Ser Allister, esfregando sal na ferida. Bom, parece que Jon tem mais inimigos do que amigos agora.

Jaime Lannister vs. Dorne

Er… alguém aguenta comentar o núcleo de Dorne? Resumindo, Jaime conseguiu o que queria. Mas será que ainda há um preço a pagar?

Arya Stark vs. Meryn Trant

Arya viu alguém familiar: Meryn Trant, a quem ela culpa pela morte de seu professor de esgrima, Syrio. Ele está acompanhando Mace Tyrell em missão de negociar com o Banco de Ferro sobre a dívida do Trono de Ferro. Arya segue Meryn até um bordel. Ele fica rejeitando garotas cada vez mais novas por serem “velhas demais”. Um dos cavaleiros empurra Arya para o recinto, Meryn a vê… ele fica apenas intrigado com ela ou a reconhece? Bom… sem conclusões sobre a história de Arya até agora? E quem não quis que se apresentasse como a “prostituta mais morta” para matar Meryn?

Daenerys Targaryen vs. Filhos da Harpia

Mesmo que relutante, Dany bateu as mãos para começar as batalhas. Vimos o combate entre os cavaleiros na arena e o combate entre Hizdahr zo Loraq e Daario, que defende o mérito dos menores e mais rápidos contra lutadores maiores. Jorah aparece e Dany dá o sinal para a batalha começar, mesmo que mostrando certor temor pela vida dele. Após ganhar, ele percebe que há algo acontecendo atrás de Dany… era um Filho da Harpia prestes a matá-la. E então uma luta começa. Daario e Jorah tentam proteger Dany, enquanto Hizdahr morre. Muitos Filhos da Harpia e Dany, Jorah, Daario e Missandei cercados… Até que Drogon aparece. Ele solta muitas chamas, mata muitos, mas também é muito atingido. Então o que resta a Dany é salvar seu filho? Ela monta nele e voa para longe dali, enquanto Jorah, Tyrion, Daario e Missandei ficam lá. Quem leu o livro garante que a cena de Dany voando em cima do dragão é muito mais emocionante e bonita lá. O que você acha?

Você gostou do episódio? Ou acha que ele ficou aquém ao episódio da semana passada, Hardhome? O que será que a finale nos reserva? Veja a promo do último episódio e tire suas próprias conclusões!