Game of Thrones: o que aconteceu com Hodor e teoria sobre Bran Stark

Hodor. Hold the door. Hold door. Hodor.

O nosso querido gigante morreu nas mãos dos Caminhantes Brancos, após Bran Stark tomar controle de seu corpo durante o ataque à caverna. Além de ter sido muito trágico, também foi um divisor de águas na série.



Agora é certo que Bran pode manipular o tempo, afinal ele criou uma ligação entre a mente de Hodor no passado e presente, que “deformou” para sempre a jovem mente de Hodor. Isso nos deu uma pequena demonstração da habilidade de Bran e sua capacidade de manipular o tempo e mudar o passado – uma habilidade com consequências provavelmente grandiosas no mundo de Game of Thrones.

O que aconteceu com a mente de Hodor

Desde que Hodor apareceu na primeira temporada da série, uma das maiores perguntas sobre o personagem era: “Porque ‘Hodor’ é a única palavra que ele consegue dizer?” Agora nós temos a resposta.

Na última cena do episódio, Bran está usando seu poder de observar eventos do passado e ter visões do futuro. A maioria das cenas dele nessa temporada tem sido explorando essas habilidades com o misterioso Corvo de Três Olhos. Neste episódio, os dois estão assistindo a uma cena do jovem Ned Stark em Winterfell, com o jovem Hodor no fundo.

Quando os Caminhantes Brancos entram na caverna, Meera e o Corvo de Três Olhos começam a pedir para Bran usar seus poderes “warg” em Hodor. O warg permite que Bran assuma o controle dos corpos de outros seres e use como se fossem os seus próprios. Outros personagens, como o selvagem Orell da terceira temporada, só foram mostrados usando essa capacidade em animais. Mas Bran pode e fez isso em Hodor. Isso aconteceu pela primeira vez na terceira temporada, quando Bran e seus amigos estavam se escondendo de Orell.

 

No último episódio de Hodor, Bran entra em Hodor, mas faz isso enquanto continua observando o passado. Bran está assistindo o passado e controlando o corpo de Hodor no presente ao mesmo tempo. E isso parece ter criado uma ligação psíquica entre o Hodor do passado e o Hodor do presente. Nós vemos os olhos do Hodor do passado ficarem brancos, que é o que acontece quando Bran toma controle. O Hodor do passado escuta Meera gritando “Segure a porta” (Hold the door) por meio da conexão, e começa a repetir a frase. Uma hora ele encurta isso para apenas “Hodor”, e isso se torna a única coisa que ele consegue dizer durante o resto de sua vida após esse evento.

Assim, tomando o controle da mente de Hodor no presente, pouco antes de sua morte, Bran detonou a mente de Hodor décadas no passado. Bran “inventou” o Hodor que nós conhecemos na série. Bran é o responsável pela destruição da mente de Hodor.

Bran está manipulando tudo o que aconteceu na série até agora?

Essa não é a primeira vez que a série sugere que Bran tem poderes de viajar no tempo. Duas semanas antes da morte de Hodor, no episódio “Oathbreaker”, Bran assiste a uma batalha de seu pai Ned na Torre da Alegria. Ele grita com Ned, que olha para trás. Na época, o Corvo de Três Olhos sugeriu que Bran não fez nada e Ned olhou para trás por outro motivo qualquer. “O passado já está escrito”, disse o Corvo. “A tinta já está seca”.

Mas agora isso parece ser falso. Dando entrevistas após o episódio de Hodor, o ator que interpreta Bran sugeriu que ele tem mesmo o poder de mudar acontecimentos do passado. Veja:

“É muito útil poder olhar para o passado e poder usar as informações em suas decisões do futuro. Mas o fato de ser capaz de mudar o tempo? É grandioso. É sem precedentes”, disse ele ao The Hollywood Reporter. “Para Bran, é um grande desafio, porque todos nós sabemos por Doctor Who que se você começar a brincar com o tempo, as coisas dão errado”.

Mas o Corvo ainda pode estar tecnicamente certo. Bran pode ter o poder de afetar o passado, mas apenas de uma maneira que leva aos resultados que já vemos no presente. Isso significaria que Bran não pode voltar no tempo e impedir que Ned Stark seja executado. Mas pode ter desempenhado algum papel na sequência de eventos que levou a isso. Bran é invisível para as pessoas do passado, a menos que tente se fazer ser visto, o que significa que Bran pode estar secretamente manipulando tudo o que vimos na série até agora.

Em outras palavras, tudo o que aconteceu até agora poderia ser, teoricamente, culpa de Bran.

Algumas teorias

Se Bran realmente pode afetar as coisas que vê, as implicações para o mundo da série serão enormes. Fãs dos livros já suspeitavam que esse poder de Bran o fazia capaz de afetar o passado, e agora a série tem desenvolvido mais uma série de teorias sobre o assunto.

Confira duas teorias populares abaixo.

Uma teoria sugere que Bran é responsável pela guerra que começou tudo. A razão para Robert Baratheon e Ned Stark se rebelarem contra o rei Aerys Targaryen é que Aerys matou queimado o pai e irmão de Ned, Rickard e Bran Stark. Aerys tinha o hábito de fazer isso – ele era conhecido como “Rei Louco” e dizer obsessivamente “Queime todos” (vimos um flashback disso no episódio seguinte, “Blood of My Blood”). Ele ter matado os Starks começou a rebelião, colocando Robert no trono e culminando nos eventos das últimas seis temporadas.

A teoria sugere que a loucura de Aerys é resultado de Bran tentando entrar em contato com ele no passado e avisá-lo sobre seu destino. Talvez entrar em contato com o futuro enlouqueça as pessoas, ou talvez Bran estava tentando avisá-lo dos Caminhantes Brancos. Enfim, a teoria é a de que Bran causou tudo o que aconteceu ao tentar preveni-lo.

Já a outra teoria, chamada “Bran Stark = Bran Stark”, volta ainda mais no tempo. Ela sugere que Bran fundou a Casa Stark e construiu a Muralha séculos atrás. O lendário fundador da Casa Stark é chamado de Bran, o Construtor nos livros. E é possível que ele ganhou esse nome porque ele é Bran Stark projetado na volta no tempo. E mais: houve muitos Bran Stark durante toda a história da Casa, por isso é possível que todos eles (ou parte deles) tenham sido controlados pelo nosso Bran.

>

Uma passagem no primeiro livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, “A Guerra dos Tronos”, dá mais base para essa ideia. Velha Ama, ama de leite da Casa Stark e bisavó de Hodor, aparentemente confunde Bran com os outros Bran Stark que já conheceu no passado. Veja o trecho do livro abaixo:

Por vezes a Ama falava com ele como se fosse o seu Brandon, o bebê que amamentara há tantos anos, e por vezes o confundia com o tio Brandon, que tinha sido morto pelo Rei Louco antes de Bran nascer. Ela vivera tanto tempo, dissera-lhe sua mãe uma vez, que todos os Brandons Stark se tinham transformado numa só pessoa em sua cabeça.

Você acredita em alguma dessas teorias?